segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Movimento e mecanismos








O movimento é a modificação sucessiva no espaço dos objectos em relação à sua posição inicial. Para que possa haver movimento é necessário que exista uma ou mais forças. São estas que impelem o objecto ou fazem funcionar um mecanismo segundo uma trajectória, que pode ser rectilínea, curvilínea, circular ou helicoidal.

À nossa volta muita coisa se movimenta: os pássaros voam no céu; no Outono, o vento arrasta as folhas das árvores; a água dos rios corre para o mar; a terra gira...Também nós nos movemos no espaço, andamos, corremos, saltamos de um lado para o outro.

Uma máquina é um aparelho que foi construído para desempenhar uma tarefa. As máquinas são construídas por diversos elementos, os quais estão associados de modo a fazerem algo de útil.

As primeiras máquinas que existiram eram muito simples. Grande parte das máquinas de hoje são complicadas. Os mecanismos são máquinas que convertem um tipo de movimento noutro movimento. Quando andas de bicicleta, os teus pés descrevem círculos e, no entanto, a bicicleta desloca-se para a frente em linha recta. Um moinho de vento, pelo contrário, converte o movimento do vento (em linha recta) no movimento das mós (que giram em círculos). O movimeto é fundamental para o funcionamento dos mecanismos das máquinas.

3 comentários:

Sofia disse...

queria saber como se faz um com material reciclavel mas que se mova

vicente santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amelie disse...

Um catavento com garrafa de plástico